Papel errado


Boa parte da minha infância passei na fazenda do meu tio, em Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco. Lá acordava cedinho pra tirar leite das cabras, ver o queijo sendo feito, ver os caseiros estirando um bode entre as árvores e matando com um só golpe para depois ver minha tia costurando o que viria a ser uma senhora buchada de bode, a qual eu me deliciava, sim, com apenas 6 anos de idade.

Bem, dentre essas e outras atividades que fizeram parte de muitas férias, conheci o Teatro de Nova Jerusalém (quase uma cidade-teatro, considerado o maior teatro ao ar livre do mundo) antes e durante o espetáculo da Paixão de Cristo. Brinquei na caverninha que Jesus é colocado depois de morto, vi de perto a cruz, o salão da santa ceia, o pé de árvore em que Judas se matou, etc. O espetáculo então, mágico. Não existe outra palavra. Com os efeitos técnicos de impressionar a qualquer um (como a elevação de Jesus no terceiro dia, ele sobe mesmo!) e com a forma que os atores interagem com o público, passando de uma cena para outra entre nós, que vamos atrás até sentarmos e assistirmos a continuação das cenas.

A magia e o sentimento de um espetáculo lindo para todas as religiões e até para os sem religião foram-se por água abaixo, claro que na minha opinião, com a escolha de Suzana Vieira para o papel de Maria. Não, não a Maria Madalena, mas a Maria virgem mesmo, a mãe de Jesus Cristo! Tudo bem que personagem é personagem e vida privada é privada, mas quem, pelamordedeus, vai separar as imagens da Suzana Viera da imagem de Maria, mãe de Jesus??

A minha decepção com a produção do espetáculo já vem de tempos, desde que escolheram o Fábio Assunção para o papel de Jesus e presenciei meninas estéricas gritando "gostoso" com faixas e fitas de cetim no momento da ressurreição. Ah, tempos dourados os de José Pimentel, que agora brilha na Paixão de Cristo do Recife.

Tenho certeza que Suzana interpretará muitíssimo bem o papel, sendo excelente atriz que é. Mas que a imagem nesse caso se mistura com papel, digam por vocês...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nas gerais

Pé na areia

Meditação felina