Que idade tem a lucidez?
Li algo sobre a lucidez, dia desses, e comecei a pensar no assunto.
Geralmente, falamos em lucidez nos remetendo a alguém com a idade já avançada. Geralmente, eu disse. Quantos tem sua avó? "uns 84, e tem uma lucidez impressionante". Você nunca ouviu isso?
Vamos lá, lucidez tem a ver com a consciência? Com o fato de termos exata noção de quem somos, onde estamos e o que estamos fazendo? Com o fato de sabermos o que queremos e para onde iremos? Com a idade, realmente, essas situações ficam mais raras, perda de memória e doenças neurológicas podem diminuir bastante essa capacidade, inerente, ao ser humano.
Mas e nós? Com 20 e poucos anos (sim, faltam ainda dois meses para eu pular a casa dos vinte...), será que nós já sabemos quem somos, onde estamos e o que estamos fazendo? Temos consciência do que acontece em nossa volta? Não só materialmente, mas, principalmente, espiritualmente?
Parece viagem? Não sei, talvez sim, talvez eu não esteja lucida no momento. Nós somos SEMPRE lúcidos? Vamos ao ponta-pé inicial de todo esse post, essa passagem do livro "Fora de mim", da gaúcha Martha Medeiros, por quem já tenho admiração e respeito, por ser uma das melhores escritoras brasileiras da última década.
É isso.
Comentários