Lições de Ariano

Trabalhar divulgando e estando nos bastidores de uma aula espetáculo de Ariano Suassuna foi uma experiência que me teletransportou para outra órbita: o Brasil Real, como ele tanto colocou durante todo o tempo em que esteve ali no palco, extremamente à vontade como se estivesse no sofá de sua casa.

Me achei parecida com algumas maneiras de pensar a vida, achei até por um breve momento que meu avô poderia ter sido como Ariano – não conheci nenhum dos dois (avôs, claro). E me senti liberta, vendo que não sou tão desajuizada ou tão diferente quanto muitas vezes o senso comum nos faz sentir.

Pegar um pregador de roupas, como ele fez, e se impressionar com a invenção:

- Dois pedaços de madeira, reparem só, juntas por um pedaço de ferro enrolado aqui no meio; você aperta, ele abre; solta, ele fecha. É extraordinário, eu jamais invetaria um objeto desses! - mostrando o pregador, admirado, mesmo. 

Se eu dissesse isso com um pregador de roupa olhando para a minha mãe, por exemplo, era capaz d’eu ouvir:

- Para de conversa pra boi dormir e vai ‘timbora estender essa roupa, menina! oxe!

É um gênio. Um sonhador, um desajuizado. Porque, quem tem menos juízo, ousa mais. “Sem a loucura, o homem é uma besta sadia”.

Muito escreveria ainda do quanto aprendi nessa aula e do quanto irei levar comigo e para meus filhos (quando os tiver, claro) e para quem quiser ouvir. Mas terminarei esse breve relato com uma das reflexões que saí de lá ontem:

Ariano é radical em muitas opiniões. Muitas das quais, penso o contrário. Mas me abri para ouvi-lo, me emocionei em ouvi-lo. Ele argumentou, criticou, foi enfático e forte na sua opinião, mas com um respeito e uma humildade raras de se ver nos seres humanos de hoje em dia.

Ofender o outro só porque discordamos, além de sinal de desrespeito, é sinal de fraqueza. Ele é uma fortaleza, um ser elevado. Acreditem, podemos discordar, mas sem ofender, sem desrespeitar. Ainda não concordo com tudo o que ele falou, mas sem dúvida tenho agora extremo respeito e admiração pela opinião dele. Respeito e humildade. São valores que, assim como a cultura popular brasileira, seguirão comigo ainda mais fortes depois desse encontro. 


Comentários

Em uma aula dessas dele, ele relatou uma conversa com Chico Science. Chico dizendo que o manguebeat seria um desdobramento do movimento armorial de Ariano, e Ariano dizendo: "você é a pota da lança do capitalismo! se o nome fosse Chico Ciência, eu dava o meu aval, mas com nome em inglês não dá para ser armorial..."

Aloísio Menescal
GNovo disse…
Adorei a publicação.

Postagens mais visitadas deste blog

Pé na areia

Meditação felina

O Pequeno Príncipe e a Raposa