A conversa que chegou na cozinha


De sete anos pra cá tenho me mudado bastante, vou agora para a quinta residência da era pós-casa dos pais. Entre várias opções e durante as buscas venho percebendo algo interessante, apartamentos mais antigos com a cozinha separada da sala quiçá com quarto de empregada, enquanto os mais novos possuem cozinha acoplada à sala, a conhecida "cozinha americana".

Refleti sobre. Cozinhar até então era coisa de mãe, de avó e muitas vezes apenas da "secretária do lar". Crianças não são (eram) criadas para isso, pelo menos não na cultura brasileira, principalmente a nordestina. No entanto, hoje é nítido o crescimento do interesse na cozinha por jovens, sem filhos, por pessoas que mal têm tempo para si por conta do trabalho. Eu vivo exatamente isso. A cozinha acabou virando um prazer.

Não sabia nem fazer pipoca de microondas, pois - não sei como - queimava. Minha sabedoria culinária pairava uma boa panela de brigadeiro e um bom ovo sem estourar a gema. Morando sozinha, aprendi a fazer as coisas que minha mãe faz e que eu gosto de comer, com o mesmo gostinho que ela faz. Com o tempo, fui criando gosto em tomar um vinho e tomar uma boa cerveja no meu próprio lar, e enquanto isso, cozinhar uns petiscos ou pratos para acompanhar. Ouvindo música, dançando e rindo entre uma cebola e outra, misturando ervas, sabores, toques de temperos especiais.

Acabou se tornando agradável cozinhar para receber amigos ou simplesmente estar sozinha com aquela companhia perfeita e um jazz ao fundo. Inclusive quando a companhia perfeita sou eu mesma. Adoro. Cozinhar se tornou um ritual, que precisa ser compartilhado e não escondido. Sou a favor de cozinhas americanas por isso. Vou ter agora minha primeira cozinha assim, já imagino os bons momentos que passarei lá. Se sei cozinhar feijão? Arroz? Bife? Não mesmo, mas me saio bem com desafios como massas e frutos do mar, cozinhar por prazer e jamais por obrigação.

A cozinha virou sala, virou democracia. 

Mas claro, lema lá de casa: quem cozinha, não lava. :p

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pé na areia

Meditação felina

O Pequeno Príncipe e a Raposa