Eduardo Galeano, Uruguai, América Latina

Ouvi falar de Eduardo Galeano a primeira vez quando estive na Argentina, em 2009. Como um bom pesquisador antropológico da América Latina. Em 2011, escuto outra pessoa falar sobre o Galeano escritor, poeta. Fui então conhecendo esta figura até que me deparei com um homem de sensibilidade e sabedoria tamanha, assim como tantos que já admirava.

Filmado em Montevideo, cidade a qual tive o prazer de caminhar e respirar, Galeano explica que mora lá não só porque é a cidade em que nasceu, mas porque é uma cidade respirável e caminhável. Pontos importantes pra mim, não sei por exemplo se Recife pode ser hoje considerada uma cidade "caminhável" e "respirável", já Fortaleza, onde vivo hoje, é e me faz feliz por isso.

Para ele, a América Latina é uma Pátria da diversidade humana e também que o exercício da solidariedade, quando se pratica de verdade, no dia-a-dia, é também um exercício de humildade, que ensina você a se reconhecer nos outros e a reconhecer a grandeza escondida nas coisas pequenininhas, o que implica denunciar a falsa grandeza nas coisas grandinhas.

"As coisas que podemos entender com a razão e sentir com o coração, são as coisas que a gente é capaz de olhar de dentro e de baixo"

"A vida é um tecido de encontros e desencontros, de perdas e ganhos. O melhor dos meus dias é o que ainda não vivi, e a cada perda corresponde um encontro que ainda não tive"

"Pra que serve a Utopia? A utopia está no horizonte e se está no horizonte eu nunca vou alcançá-la. Porque se caminho dez passos a utopia vai se distanciar dez passos. Se caminho 20 passos, a utopia vai se colocar vinte passos mais além. Ou seja, jamais, nunca, vou alcançá-la. Para que serve? Para isso, para caminhar".

Senhoras e senhores, moços e moças, eis Eduardo Galeano:

Comentários

Belle Bento disse…
é pra dizer que gostei do post?
pois não.
digo que amei. que me reconheço neste sentimento - seu e de Galenano, porém o expressaria com outras palavras. somente porque sou outra pessoa.
parabéns, 'fia'!
Ciça Buendía disse…
Perfecto, Galeano es perfecto! Yo tengo el Libro de los abrazos, es perfecto!

Besos cariño!

Postagens mais visitadas deste blog

Nas gerais

Pé na areia

Quando o hiato chega na palavra tempo